Vigilância em Saúde Ambiental de Minas do Leão adverte sob casos de raiva na Região Carbonífera e Costa Doce

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 24 de maio de 2012

vigilancia-em-saude-ambiental-de-minas-do-leao-adverte-sob-casos-de-raiva-na-regiao-carbonifera-e-costa-doce

No dia 17 de Maio foi realizada uma Capacitação para as Vigilâncias em Saúde Ambiental da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Porto Alegre, para identificar e notificar casos suspeitos de Raiva em Animais e/ou com Humanos expostos nos municípios da Região Carbonífera e Costa Doce, onde há circulação viral para Raiva. Muitos animais já morreram infectados pelo vírus da Raiva e houve casos isolados de acidentes de animais doentes com humanos.

Sabemos que a raiva, também conhecida impropriamente como Hidrofobia, é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose (são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais).

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são a via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. Infectando animais homeotérmicos, a raiva urbana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na forma selvagem, esta se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos. Oitenta por cento dos casos registrados são em carnívoros.

Em Minas do Leão é realizado o monitoramento com envio de material de animais mortos para Faculdade de Veterinária da UFRGS, onde são relizados exames para Imunofluorescência Direta para Raiva, até o momento não foram diagnosticados animais infectados em Minas do Leão.

Pedimos a colaboração da População Leonense para que nos auxilie no combate a Raiva informando ao Setor de Vigilância Ambiental qualquer animal encontrado mortos num prazo inferior a 8 horas após a morte do animal, para que possamos realizar a coleta e envio do material.

Em caso de encontrar animais mortos em sua propriedade (cães, gatos, bovinos, suínos, eqüínos, ovinos, morcegos, etc) deve ser evitado o contato físico entre a pessoa e o animal morto, não devem ser removidos do local e não devem ser incinerados sem autorização da autoridade sanitária municipal.

Em caso de mordedura ou contato com animal suspeito com Raiva deve-se procurar imediatamente o Posto de Saúde para receber a profilaxia e notificação do caso.