Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Nossa História


Histórico de Minas do Leão

Minas do Leão é fruto das primeiras descobertas de carvão ocorrido em 1895, no local denominado “Curral Alto”, pertencente à Estância Leão, propriedade de um espanhol chamado Francisco Leão e que deu origem ao nome da vila que nascia.

A mineração atraiu trabalhadores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, fazendo com que houvesse grande aumento da população. Minas do Leão, por longos anos, teve sua economia calcada na extração do carvão. As empresas carboníferas ofereciam aos mineiros boas condições de vida, tendo em vista a importância do carvão na geração de energia.

Ao lado da mineração, o comércio foi se expandindo, atendendo às necessidades da população. A pecuária e a agricultura foram no passado e, até hoje, destaques pela produtividade. Minas do Leão é o maior produtor de arroz da Região Carbonífera.

Minas do Leão emancipou-se em 20 março de 1992. Portanto, uma jovem cidade em busca do crescimento e progresso. O aniversário do município marca a maior festa da cidade que é comemorado com uma programação esportiva, de lazer, religiosa, de talentos da terra e shows de grande projeção nacional.

Hoje o carvão deixou de ser a maior fonte produtiva do município, mas sempre existe dentro de cada leonense a esperança de que as minas voltem a ser exploradas e que o carvão seja fonte de energia competitiva e econômica.

Abrigamos a sede da empresa Sil Soluções Ambientais LTDA. que opera no município em uma área total de 500 hectares, das quais cerca de 73 hectares são utilizadas para receber resíduos sólidos urbanos. Com uma capacidade total para abrigar cerca de 25 milhões de toneladas a Central de Resíduos do Recreio (CRR) tem um prazo de operação estimado em 23 anos.

A Sil Soluções Ambientais e a Companhia de Gás do Estado (Sulgás) firmaram um termo de cooperação para desenvolver projeto piloto inédito no Rio Grande do Sul: um sistema de purificação que levará o biogás a atingir uma composição química muito semelhante a do gás natural.

A OBRATEC Construções é outra empresa em expansão que produz artefatos de concreto.

A cidade de Minas do Leão busca a industrialização, como todas as cidades em crescimento. Temos o distrito industrial planejado e dotado de toda a infraestrutura que já acolhe as empresas W Madewailler, SCancom (com possibilidades de retorno), Pioneira e Flávio Rogério de Souza Garcia, porém continua com trabalho voltado para incentivo para que esse número atual de empresas venham a se multiplicar.

O município concede incentivo às empresas existentes, bem como as que pretendem se instalar, levando em conta a função social decorrente da criação de empregos.

De acordo com a função social e a expressão econômica os incentivos poderão constituir-se de:
- cedência de área destinada à implantação;
- incentivo fiscal para locação de imóvel para instalação;
- apoio à infraestrutura básica: serviços de terraplanagem, rede de água, luz, telefonia e pavimentação;
- isenção de tributos.

Minas do Leão

Sem dúvida, é um município hospitaleiro, com gente pronta para ajudar. Solidariedade é a palavra-chave imbuída no espírito de cada cidadão leonense.

Nossa terra possui campos extensos com gado de qualidade, temos lavouras com produções de grãos que alimentam muitos brasileiros, temos artistas da música, do desenho, da pintura e do artesanato.

Esperamos por você para ampliarmos a culinária e criarmos a nossa rede gastronômica, bem como a instalação de hotéis e pousadas, já que nossa localização favorece o surgimento de novas oportunidades de negócios. Estamos situados no Km 181, às margens da BR 290, distante apenas 85 Km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Somos um dos municípios que compõem a Região Carbonífera do Estado.

Estamos numa área de 420 Km2 com uma população de 7.631 habitantes, sendo a sua maioria de jovens, descendentes de portugueses, espanhóis, ingleses, alemães, eslavos e africanos.

"Minas do Leão, um lugar tranquilo de se viver"!



background1.jpg