Mês da Consciência Negra em Minas do Leão

Crédito da Matéria: Trust Comunicação
Fotos: Assessoria de Imprensa - Minas do Leão - RS

mes-da-consciencia-negra-em-minas-do-leao
Prefeitura Municipal prepara um dia especial com atividades promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura numa alusiva ao 20 de novembro, dia da consciência negra.
A programação, prevista para o dia 24 de novembro, inicia no Centro Integral do Alunado (CIA), às 9h, com apresentação de escritas autorais, poesias pretas e palestra com o professor Carlos Penna Rey, que abordará o tema “Racismo Estrutural: precisamos falar sobre isso”. Às 19h30, a Praça Ari Luz será o palco para as apresentações de estudantes das escolas municipais, estaduais, Ciappeg e CIA.
Logo após, o Grupo Pagode da Arena promoverá uma roda de samba.
Em caso de chuva o evento na praça Ari Luz será transferido para outra data.
20 de novembro
A luta diária contra o racismo ganha força em novembro, pois no dia 20 celebramos o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, oficializada pela Lei Federal 12.519.
A data faz referência ao dia da captura e morte de Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Ele é considerado símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo. A data pretende chamar a atenção da sociedade, para o racismo e propor a reflexão das suas consequências para a população negra. Busca também o reconhecimento da influência e da presença da cultura de origem africana no Brasil.