Centelha do Fogo Simbólico da Pátria chega a Minas do Leão

Crédito da Matéria: Trust Comunicação
Fotos: Assessoria de Imprensa - Minas do Leão - RS

centelha-do-fogo-simbolico-da-patria-chega-a-minas-do-leao-2

A Prefeitura de Minas do Leão sediou, na última sexta-feira (25), a cerimônia da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A prefeita Silvia Lasek, juntamente com os representantes do Legislativo, diretoras das escolas, Brigada Militar e equipe administrativa do Executivo recepcionaram o comandante do Eixo Centro-Norte, Paulo Ricardo Pereira e os membros da Liga da Defesa Nacional (LDN) responsáveis pela distribuição do Fogo Simbólico para todos os municípios gaúchos.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que ocorreu pela primeira vez em 1938, em um percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

Tema Nacional: O centenário de falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – O Águia de Haia.
Tema Regional: O centenário da Revolução de 1923.
Tema Municipal: O Folclore Riograndense.

Em Minas do Leão, a chama foi conduzida pelos alunos da oficina de esportes do professor Diego Klimel. O fogo simbólico ficará sob a guarda da Brigada Militar até o dia 1º de setembro, quando será encaminhado até a pira da Praça Ari Luz para a abertura da Semana da Pátria 2023.