Sistema Educar Web começa a operar e prefeitura entrega tablets para todas as escolas

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 17 de outubro de 2019

sistema-educar-web-comeca-a-operar-e-prefeitura-entrega-tablets-para-todas-as-escolas

As direções das quatro escolas municipais de Minas do Leão receberam oficialmente, nesta quinta-feira, 17, os tablets que serão usados para alimentar os bancos de dados do sistema Educar Web, fornecido pela empresa GovBR Educação. As diretoras e vices foram recebidas pelo prefeito Miguel Almeida e pela secretária de Educação, Silvia Lasek, e puderam tirar dúvidas sobre o novo sistema que já está utilizado pelos professores.

No início deste ano, o município começou a implementar o Educar Web com o objetivo de centralizar todas as informações sobre as escolas, professores e alunos. Diversas reuniões foram feitas com a empresa responsável pelo sistema e, agora, estão acontecendo os treinamentos nas escolas. Na metade do ano, a prefeitura adquiriu 40 tablets.

Cada sala de aula das escolas Leãozinho Sabido, Ricardo Porto, São Miguel e Francisco Antônio Luiz possui um equipamento. Através dele, professores irão acessar o sistema e registrar a presença dos alunos, notas, pareceres, observações, avisos aos pais e responsáveis, entre outras informações. Os cadernos de chamada impressos ainda estão sendo usados neste ano, mas em 2020 já serão totalmente substituídos pelo Educar Web.

"Queremos entregar os tablets de maneira oficial e marcar o início dos trabalhos com o novo sistema", destacou o prefeito Miguel Almeida. Ele indagou as direções das escolas sobre como a ferramenta foi recebida pelos professores. Os relatos são muito positivos. O propósito é ter o último trimestre deste ano como teste e iniciar o próximo ano letivo já com todos os dados dispostos apenas no sistema.

O próximo passo da implementação do sistema é disponibilizar o aplicativo do Educar Web/GovBR Educação para download dos pais e responsáveis. De maneira totalmente gratuita, eles poderão acessar todas as informações dos seus filhos e poderão, inclusive, interagir com os professores em caso de alguma dúvida. A previsão é que essa fase entre em operação no mês de novembro. Na Secretaria de Educação, a supervisora Vanderlete Siene Rodrigues é a responsável pela implementação e operação do sistema.

Participaram da reunião desta quinta a diretora e vice da Escola São Miguel, Yonara Silveira e Eliege Job, da Escola Francisco Antônio Luiz, Tânia Souza e Josiane Lesnik, da EMEI Leãozinho Sabido, Sandra Lapinski e Berenice Quadros, e a diretora da Escola Ricardo Porto, Elisângela Pinheiro, além do secretário de Governo e Assuntos Institucionais, Paulo Cesar Nunes, e do responsável pela Tecnologia da Informação da prefeitura e pela implementação do sistema, Daniel Oliboni.