CIA - Centro Integral do Alunado e Projeto Reflorescer

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 9 de abril de 2012

cia-centro-integral-do-alunado-e-projeto-reflorescer

O CIA – Centro Integral do Alunado, é um Projeto da Secretaria de Educação de Minas do Leão que iniciou suas atividades em 2001. Oferecia apenas duas oficinas: música e teatro, que eram trabalhadas nas escolas da rede municipal. O projeto precisou ser ampliado, e em maio de 2008 foi inaugurada a Sede do Centro Integral do Alunado.

Hoje são oferecidas as oficinas de TEATRO, DANçA, REFLORESECER E INFORMáTICA. Canto e Violão aguardam novos instrutores e o processo de seleção já foi realizado.

No ano letivo de 2010 o CIA fez parte do calendário escolar da rede municipal, um período considerado de "mostra" do projeto para que os alunos pudessem conhecer e experimentar este espaço. Em 2011 voltou a ser uma opção de turno inverso a escola para que as crianças possam ocupar seu tempo de maneira saudável.

A oficina REFLORESCER promove encontros de aprendizagem de produção de mudas de flores e verduras nos turnos da manhã e tarde. Uma estufa construída com o apoio de um dos parceiros do CIA, o SENAR, abriga uma bela produção que é distribuída nas escolas da rede municipal. O SENAR construiu a estufa em uma de suas disciplinas do curso: "Construção e Manutenção de estufas".

O projeto REFLORESCER agrega vários parceiros, além da Secretaria de Educação, uma grande apoiadora, a manutenção da estufa também é realizada por um colaborador da Secretaria de Obras com capinas pesadas a cada 30/40 dias. A empresa Celulose Riograndense, que é considerada a "madrinha" do projeto, contribui também com recursos financeiros para a sua manutenção.

O CIA é coordenado e dirigido pela diretora Cristina Puchalski e o projeto REFLORESCER conduzido pela instrutora Alesandra Bitencourt e sempre buscam apoiadores para o sucesso do projeto.