Minas do Leão decreta situação de emergência pela estiagem

Categoria: Geral
Data de Publicação: 25 de janeiro de 2022

minas-do-leao-decreta-situacao-de-emergencia-pela-estiagem
Diante dos efeitos sociais e econômicos da longa estiagem que assola a cidade e a região, trazendo perdas na agropecuária e risco de desabastecimento de água, a Prefeitura de Minas do Leão decretou, nesta segunda-feira (24), situação de emergência no município. A medida visa reforçar a busca de apoio do Estado à comunidade para enfrentar a falta de chuvas.
O decreto foi publicado após a emissão de pareceres técnicos ligados à assistência técnica, como da Emater/RS-ASCAR. Na última sexta-feira (21), o técnico da entidade, Henrique Jaeschke Ost, esteve no gabinete da prefeita Silvia Lasek para entregar o relatório realizado na zona rural do município. O encontro teve ainda a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Kern, e do diretor do Departamento de Trânsito e Defesa Civil, Wagner Cunda.
Também contribuiu para a medida a previsão do tempo a curto e médio prazo, que indica a manutenção do atual regime de chuvas. "A situação é preocupante, pois não há no futuro imediato um cenário de chuva mais persistente. Estamos cobrando do Estado e da Corsan ações para evitar mais prejuízos ao campo e, também, impedir que haja desabastecimento para a população", reforça a prefeita Silvia.